Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.
Carl Jung - Psicólogo
Cada vez mais cedo, crianças tem sido expostas ao mundo tecnológico e isso tem trazido consequências no desenvolvimento infantil. Quanto menor for essa criança, mais prejudicial é o uso de tablets, televisão, celulares e computadores.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é desaconselhada a exposição às telas digitais a crianças de até dois anos. Nesse período etapas primitivas de desenvolvimento ocorrem. A criança está conhecendo o mundo e passando pelas principais fases de constituição enquanto SER humano e precisa constantemente do outro presente. A criança aprende por interação, imitação, coerência, descoberta... Há muitas cenas expostas na mídia que apresentam perigo à criança. De 0 a 3 anos ainda não há uma boa distinção entre realidade e fantasia. É importante ficarmos atentos!
Para crianças um pouco maiores e adolescentes, é importante pensar sobre uma limitação de tempo diante das telas, considerando sua idade, seu desenvolvimento e sua singularidade. O ideal é ter a possibilidade de alternar momentos na tela com brincadeiras reais e com presenças ativas. É interessante que haja acompanhamento e filtro dos pais para ajudar a criança a pensar sobre o que está diante de seus olhos.
A questão não é a proibição, mas uma atenta reflexão para o assunto e para o excesso que nossos tempos convocam. O nosso desenvolvimento enquanto sujeitos depende do outro. Do outro vivo, da presença presente, do olhar, do afeto, do cuidado, do toque. Do outro! Desse outro que a tela não proporciona.
Algumas dicas para papais e mamães:
- A criança precisa de espaço para explorar, correr, brincar... Se possível, criar um espacinho da casa para que a criança possa se movimentar mais livremente. Se não tiver espaço, que tal ir até uma praça próxima de casa?
- Se um dos programas de vocês é assistir televisão ou jogar no celular, que tal trocar uma ou duas vezes por semana esse horário pela leitura de um livrinho juntos?
- Sem televisão e computador no quarto das crianças! Tente optar por brinquedos.
- A criança aprende por imitação e coerência. Que tal se vocês também mudassem alguns hábitos? Se você passa muito tempo conectado, tente reduzir esse tempo.
- Selecione os programas mais adequados para as crianças e acompanhem o que elas assistem ou jogam.
- Crianças de até 2 anos devem ficar longe das telinhas. Se não for possível, tente que esse tempo não passe de 30 minutos.
E vamos lembrar que vocês são o maior exemplo dos seus filhos!
Um abraço,
Andressa Milczarck Teodózio / Psicóloga