Acompanhar a evolução de uma criança não apenas em casa, mas também na escola, é um prazer reservado aqueles que vivem por dois.
Rosane Tolfo - Pedagoga da Turma do Giz de Cera
A importância da educação musical inicia na mais tenra idade. Quando a criança é estimulada musicalmente desde a gestação, após o seu nascimento torna-se mais fácil para ela reconhecer sons, melodias e até o canto de sua mãe! Além de muito agradável, a pratica de se ouvir música com o bebê desde a barriga da mãe e também de cantar para ele é um momento de grande intimidade e proximidade entre a mãe e o seu bebê.
A educação musical infantil é de extrema importância para as crianças, como cita Alan Merriam em seu estudo A Antropologia da Música (“The Anthropology of Music” – Chicago 1964). O autor fala sobre a variedade de propósitos para os quais a música é usada e contribui essencialmente para o desenvolvimento físico-psicológico das crianças.
Este estudo nos mostra o quanto o fator musical influência na formação do indivíduo. O nosso propósito nas aulas de música é além de desenvolver o ritmo interno e a percepção musical, cada vez mais oportunizar as crianças o contato com a música universal de qualidade, para que elas possam ouvir, entender, avaliar e descobrir na música uma forma de se viver melhor, educando o ouvido para poder escolher o que ouvir de acordo com a preferência de cada um.
- Expressão emocional
- Prazer estético
- Diversão
- Comunicação
- Representação simbólica
- Resposta física
- Reforço da conformidade a normas sociais
- Contribuição cultural
- Integração social
Adriana Souza
Professora de Música