noticia 013

As crianças mordem por uma série de razões. Entretanto, até em torno dos 2 anos, esse comportamento é esperado e considerado normal no desenvolvimento. Chamamos essa fase de estágio oral do desenvolvimento. Desde que o bebê nasce, portanto, o modo de conhecer o mundo e obter prazer está centrado na boca e suas adjacências.

Por isso a criança chupa bico ou o dedo, por exemplo e por isso também a amamentação é tão importante. Esse é o modo como a criança se relaciona com o mundo, expressa prazer e também sua agressividade. No momento inicial, caracteriza-se a fase oral passiva, onde a boca é o espaço passivo que recebe alimento, por exemplo. Num segundo momento, nomeamos de fase oral ativa, onde ativamente a criança procura colocar coisas na boca.

É nessa fase em que as mordidas podem ocorrer, pois a criança quer internalizar o outro e também para se defender de alguma agressão. Este é um ponto importante: como a criança ainda não se comunica bem através da palavra (e portanto, não terá como dizer ao colega que está incomodado com determinado comportamento dele) ela tende a agir. Ações caracterizam-se por serem corporais, então o modo de se defender é batendo ou mordendo. Com o crescimento, o acesso a palavra e a contenção natural que a educação dá as crianças, esses comportamentos tendem a desaparecer. Até em torno de 3 anos, porém, eles são aceitáveis. Evidentemente, se uma criança morde sempre o mesmo colega ou só sabe comunicar sua frustração através da mordida, alguma medida terá que ser tomada.

Abraço,
Aline Santos e Silva

Find the latest bookmaker offers available across all uk gambling sites - Bets.Zone - Betting Zone Use our complete list of trusted and reputable operators to see at a glance the best casino, poker, sport and bingo bonuses available online.